Minha Conexão

Panorama nacional de qualidade da internet em 2022

Estudo do Minha Conexão avaliou os resultados dos testes de velocidade de internet feito por internautas durante os últimos 6 meses

O Brasil chegou a registrar recordes de insatisfação com a internet fixa nos últimos dois anos com o aumento das atividades remotas em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas em 2022 o cenário parece finalmente estar melhorando.

Hoje mais da metade dos estados nacionais contam com internet banda larga suficiente para navegação diária, jogos online e consumo de vídeos em alta qualidade. A conclusão é parte da avaliação de 9,2 milhões de testes de qualidade feitos pelos usuários nos últimos seis meses no Minha Conexão.

O especialista em tecnologia do site, Alexandre Martins, afirma que os cálculos “tiveram como base as velocidades e latência da conexão dos usuários para gerar notas que refletissem a experiência online real dos brasileiros”.

Alta qualidade para vídeos

Os dados sobre a velocidade da internet para o consumo de vídeos no país surpreendem nos últimos seis meses:

  • 77,4% das conexões testadas demonstraram suportar conteúdos em resolução 4k;
  • 10% dariam conta de materiais em 1080 pixels;
  • E 12,59% apresentaram velocidades restritas a 360 ou 720p, um fenômeno similar ao que acontece em cada região do país.
Gráfico em barras medindo a qualidade da internet para o consumo de vídeos divididos pelas regiões e a média nacional

Já a nível estadual, a diferença da velocidade de conexão entre cada estado não é grande.

Piauí, Distrito Federal, São Paulo e Goiás foram os únicos nos quais mais de 80% dos testes dos usuários identificaram conexões de alto nível.

Os estados de Pernambuco, Bahia, Pará, Roraima e Acre contabilizaram a menor porcentagem de boas conexões da lista, todos abaixo de 70% do total.

Qualidade da internet

Atualmente uma grande parcela dos brasileiros navegam pela internet sem preocupação.

84,9% das velocidades de download analisadas nos testes recentes apontaram para conexões definidas como “boas” em todas as regiões do país.

Uma diferença considerável em relação à soma entre as consideradas ruins, insuficientes e intermediárias. O maior destaque dessa variação foi no Centro-Oeste.

Gráfico em barras medindo a satisfação da qualidade de internet das regiões do país e média nacional
lupa

ENCONTRE A MELHOR INTERNET PARA VOCÊ!

Compare as ofertas de internet banda larga na sua região e economize!

COMPARAR PLANOS

Internet para jogar online

O ping detectado é o principal dado a ser levado em conta para avaliar a velocidade de internet para jogos.

Também conhecido como latência, ele avalia o tempo de resposta do dispositivo durante o envio de um pacote de dados ao servidor, como por exemplo os comandos de um game.

Ou seja, quanto mais alto for o ping vai ser pior a experiência nos jogos online.

A latência média nacional foi de 47 ms com base nas medições dos usuários, um valor interessante para a execução dos games.

Gráfico em barra do ping (latência) por regiões do Brasil

Já entre as regiões, a que apresentou melhor resultado foi a Centro-Oeste (41 ms), seguida da Sudeste (46 ms).

Tanto o Nordeste quanto o Sul registraram um ping de 49 ms, acima da região Norte que apresentou a latência mais elevada da lista (57 ms) ficando na última posição em termos de qualidade de internet para jogos.

Como a pesquisa foi realizada?

O Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. Disponível nas versões web e mobile, o velocímetro conta com mais de seis milhões de acessos mensais.

No teste de velocidade é possível avaliar gratuitamente informações importantes sobre a qualidade da conexão como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Assim, você pode testar a internet e garantir que o plano contratado na operadora esteja realmente entregando o que promete.

No estudo, os dados dos internautas foram compilados e divididos por regiões. Em algumas análises, foram distribuídos em uma escala de pontuação de 0 a 10, sendo:

  • 0 insuficiente;
  • 1 a 6 má qualidade;
  • 7 a 8 qualidade intermediária;
  • 9 e 10 boa qualidade.

A partir dos dados gerados durante os últimos seis meses, foram extraídas informações imparciais para análise e construção do panorama analítico sobre o serviço em todo o país.

Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil. Dentro do Minha Conexão também é possível comparar serviços de telecom, assim como no Melhor Plano.

lupa

A SUA INTERNET TEM QUALIDADE PARA O USO QUE VOCÊ PRECISA?

Faça o teste de velocidade no Minha Conexão e descubra!

Testar velocidade

Conteúdo atualizado em

Raisa Lima

Por Raisa Lima

Analista de Marketing de Conteúdo e redatora no Minha Conexão. Gosto de pesquisar e escrever sobre esportes, streamings, telecom e dicas de tecnologia.

Carregando...