Enviar mensagens, fazer vídeo-chamadas, pedir um táxi, tirar uma dúvida, pedir comida, ouvir música. Sem sombra de dúvida, a internet móvel hoje nos fornece um mundo de possibilidades, com muito mais velocidade e conectividade em qualquer lugar. Mas nem sempre foi assim, houve um tempo que era difícil até mesmo fazer uma ligação.
O G em “4G” ou “5G” significa geração. O número é apenas uma representação da evolução da tecnologia. Atualmente, estamos usando a 4ª geração de tecnologias de comunicação sem fio. Mas antes vamos voltar onde tudo começou, quase 50 anos atrás:
Um engenheiro da Motorola, chamado Martin Cooper, durante a década de 1970, estava trabalhando em um dispositivo portátil capaz de permitir comunicação sem fio bidirecional, foi quando inventou o primeiro celular.
Ele foi inicialmente desenvolvido para uso em um carro e seu primeiro protótipo foi testado em 1974. Esta invenção é considerada o ponto de virada na comunicação sem fio. Pois é a partir dela que todas as outras tecnologias evoluíram.
NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SEU PLANO DE INTERNET VIVO?
Então compare planos de outras operadoras na sua região e economize!
A primeira geração de conexões sem fio para dispositivos móveis começou a ser usada no início dos anos 80. Apesar de ser a primeira conexão sem fio, ela não funcionava muito bem e possuía diversos problemas.
A qualidade da chamada de voz era péssima por causa da interferência, devido ao tipo de sinal usado, além disso, os primeiros modelos pesavam cerca de 1 kg, tinha uma bateria que durava pouco e só possuíam uma função: realizar chamadas.
A verdadeira contribuição dessa tecnologia foi tornar o mundo um pouco menor. Pois, naquele momento se tornou possível se comunicar com qualquer pessoa de qualquer lugar, só precisava de um celular.
A segunda geração de redes sem fio para dispositivos móveis, trouxe com ela melhor qualidade nas chamadas de voz, mas não parou por aí. Por se tratar de um tecnologia digital, diferente da 1G que era analógica, ela possibilitou o surgimento da Short Messaging Service ou SMS.
Ao final de sua geração já podíamos até mesmo baixar imagens e sons, mas tudo com um certo limite devido às baixas velocidades.
Os dispositivos 2G ficaram mais populares, pois seu custo era menor comparado aos seus predecessores. Além disso, o tamanho dos aparelhos diminuíram bastante e, hoje em dia, ainda é comum ver o uso destes aparelhos em zonas rurais onde o alcance das novas gerações ainda não chegou.
Durante a 2ª geração existiu também uma tecnologia chamada de 2.5G, o mérito dela foi melhorar a transferência existente de dados, foi basicamente uma fase de transição entre as tecnologias 2G e 3G.
NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SEU PLANO DE INTERNET VIVO?
Então compare planos de outras operadoras na sua região e economize!
No final dos anos 2000, iniciou-se o uso da terceira geração de redes sem fio para dispositivos móveis. Foi este novo tipo de conexão que possibilitou a transformação de celulares em smartphones.
Com a capacidade de transferência de dados aumentada de forma exponencial, além de chamadas e SMS’s passamos a ter dispositivos capazes de fazer transmissão de vídeos em tempo real, acesso a serviços de stream, entre outras diversas funcionalidades que foram sendo criadas com o passar dos anos.
Em dezembro de 2007, a Apple anuncia o iPhone, e pouco tempo depois, em 2008, a Google lançou seu sistema operacional, o Android. Foi nesse período em que a grande mudança aconteceu.
Os smartphones só viram uma grande adesão a partir do desenvolvimento das redes 3G, e se hoje não conseguimos viver sem nossos celulares é por causa da rede 3G.
NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SEU PLANO DE INTERNET VIVO?
Então compare planos de outras operadoras na sua região e economize!
Já se passaram quase 10 anos desde que a quarta geração de tecnologia de comunicação sem fio foi anunciada.
Com velocidades de 100Mbps, a 4G foi rapidamente implementada em grandes centros, como capitais e cidades importantes. Sua cobertura ainda não é tão ampla como a 3G, mas vemos um crescente aumento ao passar dos anos.
A quinta geração tecnologia de comunicação sem fio ainda está em seus estágios iniciais e a tecnologia só deve aparecer no mercado em 2020, no mínimo.
As metas para o futuro 5G incluem velocidades significativamente mais rápidas (um mínimo de 1 Gbps e talvez até 10 Gbps), além de menores requisitos de energia para melhor suportar grandes números de novos dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Ela terá recursos para fornecer conectividade de vários dispositivos, velocidades de dados mais altas, para citar apenas algumas.
NÃO ESTÁ SATISFEITO COM SEU PLANO DE INTERNET VIVO?
Então compare planos de outras operadoras na sua região e economize!
Podemos notar que a cada geração uma grande mudança aconteceu. Então essa é a pergunta que deixo a vocês, quais serão as novas tecnologias que irão surgir com o 5G? Deixe a resposta aqui nos comentários!
Enquanto o 5G não chega, que tal testar a velocidade da sua internet móvel?
Conteúdo atualizado em
Por Minha Conexão
Carregando...